segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Por que eu invisto em NTN-B Principal (IPCA+)?

Boa noite, Prezados Senhores!!

Darei uma pincelada sobre a minha estratégia de investimento em Tesouro Direto, o que eu faço e o que eu penso quando faço minhas compras, eu não diria ESTRATÉGIA, afinal é simples, mas muitas pessoas complicam esse tipo de investimento, inclusive vendendo cursos de Trade no TD.

Eu não diria que isso não existe, afinal no Mercado de Fundos de Investimentos isso ocorre, uma gestão mais 'ativa' é comum, mas trazer isso para o Investidor Pessoa Física não me parece muito honesto pois os títulos do TD não são os mesmos que os leilões, nós não temos acesso a todas as informações e devemos focar na nossa vida, trabalhar, estudar, aprender, evoluir!

Pois bem, respondendo a pergunta do título do post, eu invisto em NTN-B Principal, principalmente no vencimento 2035 pois estou na fase de ACUMULAÇÃO do meu patrimônio, e este é um título característico e conservador para o LONGO PRAZO, pois sua rentabilidade é real, ou seja, descontada a inflação, óbvio que pretendo acumular sempre, mas hoje eu consigo poupar mais do que acredito que conseguirei em uma vida de casado e com filhos.

Abaixo relaciono algumas taxas das compras, a maior foi de IPCA + 7,80, esse título hoje tem rentabilidade acumulada de IPCA + 56% devido a Marcação a mercado, não venderei esse título para realizar lucro (o bastter diz realizar perda), e o motivo são os JUROS COMPOSTOS, não vou abrir mão de uma valorização real de 7,8 a.a. pelos próximos 18 anos do que 56% agora, ou por apenas um ano, é só fazer um exercício básico, 10 mil em 1 ano a taxa de 56% vai te dar um retorno de R$ 5.608,51, mais que a metade do capital inicial, este mesmo valor, ao prazo de 18 anos a uma taxa OITO VEZES MENOR7,80% vai te dar ao final deste prazo R$28.824,01 em juros, quase o triplo do valor inicialmente investido apenas em juros, quanto maior o tempo, mais dinheiro, mais JUROS SOBRE JUROS, e isso só é possível com paciência e não com taxas absurdas.

Gráfico do Business Insider, observem que no final a curva de juros aponta para o céu.
http://www.businessinsider.com/amazing-power-of-compound-interest-2014-7

Minhas compras no IPCA+ 2035


Memória de cálculo (Clique na imagem para ampliar)
R$ 10.000,00 / 1 ano / 56% = R$ 5.605,51 (juros) / Total de R$ 15.601,51
R$ 10.000,00 / 18 anos / 7,56% = R$ 28.824,01 / Total de R$ 38.824,01



Por fim, eu gostaria de desmistificar um ponto interessante deste tipo de aplicação, muita gente 'torce' para que o IPCA bata na lua para que possa 'ganhar mais', ou quando ouve o Bonner falando que o IPCA bateu recorde, corre para investir no TD, eu só lamento mas quanto maior o IPCA mais dinheiro você vai perder, não só porque todo brasileiro come feijão com arroz e sim porque quando você resgata, ou melhor, quando seu IPCA+ vence, você vai pagar imposto de renda, taxa de administração e taxa de custódia sobre o RENDIMENTO, não apenas sobre o rendimento real (Acima da inflação)

Abaixo simulei dois cenários, um com inflação de 4,5% (bem baixo para nossos padrões) e com uma taxa de Administração de 0,10%, também bem modesto.


Com inflação, os intermediários mordem 20% do valor líquido resgatado, sem inflação, foi de 17,5%, fora a perda do poder de compra.

Por hoje é só, espero que vossas senhorias tenham uma semana abençoada!!

Abraços!

A.A.

8 comentários:

  1. Perdi essa festa da NTNB a mais de 7%, minhas últimas compras foram a 5,8% a.a... :/

    Abraços,

    IOTR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IOTR! Fica tranquilo, tudo pode acontecer, mas ainda sim, rendimento real de 5,8% a.a. é uma boa taxa em RF.

      Excluir
  2. Olá AA,

    Muito legal, eu concordo plenamente e acho que o caminho é este.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que eu tenha me inspirado bastante em seus posts, você é fera! Abraço!

      Excluir
  3. Parece que taxa não ganha de tempo rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu tbm perdi a festa , só comprei uma mixaria e tbm esta em 56% ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Take it easy! ainda sim é um bom negócio, juros reais, nada de realizar 56% de 500 reais, é melhor realizar la na frente.

      Excluir