domingo, 29 de janeiro de 2017

Queda da SELIC, temos o que comemorar?

Boooa Noite Prezados Senhores!

Andei meio sumido nos últimos dias, pois além do excesso de cobrança no trabalho, tive alguns compromissos pessoais e a preguiça me pegou e cheio quando tive tempo livre.

Pois bem, nesse tempo 'out of blog' eu conversei bastante com alguns colegas que estão extremamente otimistas e soltam fogos com o nosso presidente...e eu apenas respondendo 'Hum...' sem querer falar o que eu realmente deveria, não sei se porque eu sei apenas o lado obscuro de gente do PSDB por ter tido o desprazer de prestar serviços a eles eu fique meio ressabiado quando ouço gente elogiar quem tem o apoio dos azuis.

Eu não falo mais o que penso pois esse povo fica me rotulando de esquerdopata petralha, logo eu, que estudei e continuo estudando, me mantenho longe de sindicato e votei em Alckmin em 2006 e Serra em 2010, eu só não sou ingênuo.

Se eu posso dar um conselho a vocês é, mantenham-se longe desse tipo de discussão

O que eu ouvi muito foi negada comemorando a queda da taxa básica de juros como se fosse a queda do muro de Trump, e como se isso resolvesse os problemas e colocasse o país em crescimento vertiginoso pau-na-testa, não, não é...eu lamento.

Eu diria para estudarem a respeito do peso de preços administrados e aqueles que acompanham o dólar no IPCA para entender o uso da SELIC no controle da inflação, e o preço que pagamos por isso.

O que eu quero dizer é, a gente aqui na Blogosfera discute muito sobre rendimento real das aplicações, e isso se aplica na taxa básica de juros, a taxa REAL, cujo o cálculo é simples e consiste em SELIC VIGENTE - Expectativa do IPCA. Antes da última reunião a taxa real era de 8,5%, nesse patamar desde setembro, chegamos a 8% agora, patamar de Agosto/16, quando se abriram janelas de oportunidades para começar o corte, mas isso não ajudaria ninguém numa campanha eleitoral, 2016 estava perdido.


Bom, o que eu posso dizer é que devemos analisar os dados, fundamentos, e com moderação porque em 2008 estava tudo muito lindo e do dia pra noite teve gente se matando, o que não podemos é apostar nossas fichas numa troca de presidente ou sei lá o quê, ditar nossos investimentos com base em noticias ou discursinho inflamado, como nesse caso de queda de SELIC, eu não vou mudar minha estratégia. não vou deixar de aplicar em Tesouro SELIC, a expectativa do IPCA é 4,57% e eu também não vou deixar de aplicar em Tesouro IPCA, se botarem IR nos rendimentos de FIIs eu não vou deixar de comprá-los.

Por hoje é só, senhores!

Tenham uma ótima semana!! \o/

A.A

4 comentários:

  1. Olá, acabei de elaborar um post sobre a queda da SELIC e os juros reais. Eu também não pretendo abrir mão dos meus títulos atrelados ao CDI e do tesouro direto, não consigo entender essa conversa do pessoal que lê infomoney aí que a renda fixa já era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Poxa o seu ficou bem legal. Claro, é balela, podemos alterar a estretégia dos próximos aportes, mas nunca se deve seguir carteiras mensais.

      A galera infomoney adora duas coisas: "Renda Fixa é Perda Fixa" e "More de aluguel e invista a diferença do que você pagaria de parcela em relação ao aluguel e fique rico"

      Excluir
  2. Concordo em gênero, número e grau. Não voto em vermelhos, mas não acredito em tucanos inocentes, honestos e bonzinhos. Quanto a queda da selic, é o que vc disse... O que vale são os juros reais... Qto a troca de presidente... Bom, se Temer não cair, deixa isso para o ano que vem... Por enquanto estou tocando o barco... rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não voto em azuis, mas não acredito em vermelhos inocentes rsrsrs, cara, esse ambiente é asqueroso e perigoso! Claro que esperamos uma boa queda, que favoreça quem empreende e produz, e esperamos um presidente com esse discurso.

      Vamos em frente!! Abração!

      Excluir