terça-feira, 25 de julho de 2017

A Frugalidade pode virar mesquinharia?

Booooooa Noite Doutores da Alegria Financeira!!

Estava conversando hoje com dois amigos, e agora a noite li um artigo muito bom do Blog Valores Reais que vocês podem conferir aqui que me motivaram a escrever o meu ponto de vista aqui hoje.

Na minha vida pessoal e financeira eu procuro evitar desperdícios, por menores que sejam, como por exemplo usar um shampoo que renda mais a um custo justo, não lavar uma camisa após um pequeno período de uso, ou um talco para os pés que você não precise descarregar um Aécio dentro do sapato mas que também não custe o preço de cocaína (aqui vai uma dica, usem Lysoform aerosol nos sapatos de couro que eventualmente te deixem com cheiro de parmesão estragado), agora voltando do parêntese #DonadeCasa e falando do assunto, em resumo, eu gosto de economizar em coisas que eu ainda possa ter o benefício, é uma linha tênue mas importante.

Nessa conversa que tive com um amigo advogado e outro ex-gerente de banco que depois de passar por alguns perrengues se aposentou, chegamos no assunto reserva de emergência, eu confesso que ainda estou formando ela e ainda não sei muito bem mensurar seu tamanho necessário, mas estou formando em poupança pois aqui não é rentabilidade o principal fator, mas sim o acesso e liquidez super imediata (cartão de débito), e estar separado da conta corrente principal com alguma remuneração, sem IR e sem frescura.

O que eu fiquei surpreso em ouvir do Advogado é que poupança de até 40 salários mínimos é impenhorável, ele me disse que há discussões sobre a aplicabilidade sobre outros investimentos se forem os únicos, como Fundos DI de trabalhadores que aplicaram verbas rescisórias no momento do saque e usam para seu sustento, mas que o entendimento geral dos juízes é que em poupança com saldo inferior a atualmente o que seria R$ 93.700,00 não se mexe.



Ora, isso é bastante dinheiro, é quase a minha carteira toda, mas o ponto é que eu vejo muita gente fazendo sua reserva de Emergência em Tesouro SELIC (LFT), oras...e se a corretora quebra? e se você tem algum problema na justiça? e se sua filha (o) vai para o hospital e você sem convênio precisa pagar alguma despesa médica de imediato? eu sei que existe cheque, mas já trabalhei em hospital e nunca vi lugar mais mercenário do que aquilo, onde eu trabalhava cheque não era aceito nem o do Governador do Estado, era cash ou cartão, se não mandavam para o PS público.

Reserva de Emergência é EMERGÊNCIA, mas coisas que a gente pede para Deus que não aconteça, mensurar o tamanho dela é dever de cada um, mas eu acho arriscado praticamente zerar a conta, não deixar nem os vinte reais do ladrão na carteira, não acho frugal nem inteligente, acho mesquinho.

O nosso amigo ex-gerente de grandes fortunas de um grande banco que não existe mais confirmou que isso é antigo e usual no mercado, e outra coisa bem usual que ficou em evidência com as notícias sobre a penhora dos bens do Lula é que muita gente suja com a justiça direciona recursos para os planos de previdência somente para evitar bloqueios judiciais, mas que eles só são mais difíceis de sofrerem bloqueios, mas não é impossível.

O caso do nosso amigo é o que eu chamo de cabeça pequena, no último banco que ele trabalhou depois de vários anos de experiência em várias outras instituições, o motivo da demissão foi basicamente não atingir o que o banqueiro queria, mas ele entrou no detalhe e eu acho que saquei. No banco antes deste ele tinha a disposição táxi pago pelo banco para eventuais visitas, ele saiu deste banco e foi para outra instituição com o pagamento de luvas e por lá ficou quase 6 anos e neste não havia o pagamento deste táxi, portanto ele ia para suas visitas quando necessárias de ônibus! e de cabeça tão pequena, ele não achava justo nem legal o 'patrão' exigir agilidade dele nas visitas.

Sendo muito, mas muito sincero, acho que se o chefe te exige algo, ele precisa te dar ferramentas para isso, mas nesse caso eu acho que ele foi mesquinho e não frugal pois vejam bem, frugalidade seria planejar essas visitas e ir trabalhar de carro em dois ou três dos cinco dias da semana, há certo gasto mas é uma facilidade na vida, a mesquinharia que inclusive foi percebida por ele e espero que ele não leia isso foi que isso afetou a produtividade dele, cara super competente que terminou a vida profissional trabalhando pela metade do que ganhava, afetou a aposentadoria dele.

Eu até acho que deve existir um limiar para que você não seja explorado e praticamente pague para trabalhar, mas cabeça pequena não dá minha gente, se eu posso deixar um recado no coração de cada um que lê isso aqui é: PENSEM, as vezes o barato sai caro!

Posso dizer que aprendi muito com a galera aqui dessa Finansfera maluca, mas o mais importante é que estou aprendendo a pensar!

Muito obrigado galeraaa

10 comentários:

  1. Tem também aquelas pessoas que não se interessam em investir nelas próprias para obter resultados melhores no emprego. Acaba sendo uma mesquinharia muito burra, porque sempre vai ter alguém mais qualificado que você e é facinho dançar (já vi acontecer).
    Sobre o momento #DonaDeCasa: eu gosto do polvilho Granado, aquele clássico atemporal, hahaha.
    Odeio lavar roupa, não pelo ato em si, mas porque lavar roupa estraga as peças. E olha que eu tenho bastante roupa, ahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ryca, o VdC falou disso, aporte em você, depois que teu bolinho cresceu, invista parte do salário, é elementar. Dançar no trabalho é tão comum, a gente passa tanto por isso.
      O Polvilho granado é bom, mas não trata casos de parmesão azedo cozido no couro de sapato, ali é lysoform desinfetante mesmo! kkkk
      A gente (brazukas) tem uma neura com roupa que eu nunca vi, em outros países só se lava a roupa quando ela está fedida, muitos nem tem máquina em casa, aqui você usa uma camiseta por três horas e a sociedade te obriga a lavar, parece ser legal gastar água e energia enchendo uma máquina por semana.

      Excluir
  2. Belo texto! Realmente a linha que separa o "normal" do mesquinho as vezes é tênue. Já vi coisas em termos de economia de assustar, mas que para a pessoa que estava fazendo fazia sentido.
    Podemos não concordar com algumas atitudes, mas mesmo assim não temos o direito de julgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, pois algo que faz sentido pra mim pode não fazer para o outro, não abro mão de um bom café, me faz feliz e pago por isso, tem gente que só toma o do restaurante. É opção... só no caso que citei, o próprio dito cujo percebeu o quanto ele fazia de errado e se deu mal, me culpo um pouco pouco por não ter conversado mais sério com ele antes, mas de qualquer forma seria uma conversa e não ordens. Valeu pela visita!

      Excluir
  3. Quando trabalhava no Brasil ia de carro em um cliente que ficava a aproximadamente 15 minutos, e gastava do meu bolso. Se fosse de condução que a empresa pagava, gastaria entre 1h00 a 1h30.

    Nunca tive esse pensamento, pois conseguia sair um pouco mais cedo do cliente, então era beneficiado de alguma maneira.

    Abraços do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BnA, que honra recebê-lo!
      É isso cara, as vezes os maiores beneficiados somos nós, temos que enxergar isso!!
      Um abraço!

      Excluir
  4. É isso ai, a velha equação do "custo x benefício". Nem sempre é fácil calcular, mas sempre deveríamos tentar.

    Excelente post AA.

    Abc

    ResponderExcluir
  5. Fala AA,

    Acho que tudo tem que ser equilibrado.

    Nao da pra economizar almoçar pra aportar, por exemplo.

    Devemos destinar a parte que nos deixa confortaveis para aplicacoes financeiras.

    Nao vale a pena deixar de viver X anos para viver a IF depois ... Temos que viver agora e poupar para o futuro.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Equilíbrio é a chave.

      Exato, você não pode ficar sem almoçar ou se alimentar mal, mas pode levar de casa, trocar de restaurante e etc..

      A vida é feita de escolhas, mas ser muito radical é prejudicial, cansa

      Excluir